top of page
ICO.PNG

ICO – O que é e como funciona?

Conheça o significado da sigla ICO e entenda como ela funciona

​

​

Se você é experiente ou leigo no mercado de criptomoedas, provavelmente já ouviu falar o termo ICO. A sigla ICO, significa Initial Coin Offering, em português, oferta inicial de moedas.

​

O que é? 
​

É como se fosse uma espécie de IPO, só que no mundo de criptomoedas. ICO é um meio não regulamentado pelo qual um novo empreendimento, projeto de criptomoeda ou empresa tenta angariar fundos através de captação pública de recursos, para lançar esse projeto. 

​

Pontos para prestar atenção em ICOs:

​

  • Whitepaper: Uma espécie de escopo do projeto, uma explicação de como aquela tecnologia vai funcionar e como ele funcionará na prática, porque aquele projeto faz sentido e a lógica dele existir. Pode vir acompanhado de um plano de gastos com os valores que serão arrecadados. 

  • Equipe: Pessoas por trás do projeto podem passar credibilidade no negócio. 

  • Liquidez: É importante que a partir do momento que seja finalizada a ICO, você tenha como resgatar o que foi investido e uma maneira de utilizar aqueles tokens, pois, sem utilizá-lo não sentido você tê-lo. 

​
Como funciona?
​

Quando uma ICO é lançada, ela tem um período de arrecadação para o projeto, e mediante a arrecadação, os futuros investidores que estão enviando fundos em retorno ganham os tokens ou coins desse projeto, proporcional ao que aportaram, por ter feito essa “aposta” financeira.

​

Dessa forma, quando o projeto finalizar e uma exchange listar a nova criptomoeda ou token na plataforma dela, o investidor poderá trocar por outra ou até por dinheiro fiat (moedas como o real, dolar, euro), caso desejar.

​

Qual o propósito de uma ICO?
​

Permitir a captação de recursos de forma simples, barata e inovadora, fazendo surgir o crescimento de start-ups e novos projetos e de todo o ecossistema de negócios inovadores, o bom é que as etapas podem ser realizadas online e globalmente, o que facilita muito no processo.

​

História de uma ICO de sucesso
​

Exemplo de ICO que deu certo foi o Ether (ETH), uma moeda digital utilizada dentro da plataforma do Ethereum para rodar contratos inteligentes.

​

Etapas de uma ICO
​

Após o lançamento do Whitepaper, as etapas seguintes são:

  • Abertura da oferta inicial: é feita uma proposta por uma empresa, e quem se interessar por essa proposta pode reservar ou comprar seu token ou criptomoeda e a forma de pagamento pode ser em criptomoedas ou até em moedas fiat. 

  • Encerramento da oferta inicial: o capital obtido é avaliado e a empresa faz o comunicado se o valor que ela pretendia foi atingido. Caso não tenha sido, quem investiu, recebe o valor de volta.

  • Distribuição de tokens ou criptomoedas: se o valor esperado for atingido, a oferta inicial acaba e os investidores têm acesso a seus tokens ou criptos, que podem ser guardados em alguma wallet de preferência, como forma de reserva de valor, trocados por outro ativo ou moedas fiat em uma plataforma. 

​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
 
Quais as diferenças entre ICO e IPO?
​

IPO (Oferta Pública Inicial) é um tipo de oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas abertamente numa bolsa de valores pela primeira vez. É o processo pelo qual uma empresa se torna uma empresa de capital aberto, é centralizada em corretoras ou distribuidoras. Enquanto que ICO(Oferta Inicial de Moedas) é um meio não regulamentado pelo qual um novo empreendimento ou projeto de criptomoeda faz para angariar fundos através de captação pública de recursos e lançar esse projeto. A ICO é global, isso faz com que qualquer pessoa de qualquer local do mundo possa investir no projeto. 

​

​

​

​

55555.PNG
bottom of page